segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tudo sobre Telhados


Qualquer cobertura que sirva como proteção pode ser chamada de telhado. O telhado é uma espécie de moldura que completa e até define o estilo de uma casa.

A finalidade de um telhado é a proteção da edificação da chuva, frio, calor, ventos, entre outros. Também serve como isolamento térmico e acústico e como estética.
Nas casa é comum a confecção do telhado com telhas de barro apoiadas sobre uma estrutura de madeira.
Nas fábricas é comum a confecção do telhado com telhas onduladas de fibrocimento apoiadas sobre uma estrutura metálica.

As formas de um telhado:

 

Partes de um telhado:

Água - Superfície plana inclinada de um telhado.
Beiral - Projeção do telhado para fora do alinhamento da parede.
Cumeeira - Aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas, geralmente localizada na parte mais alta do telhado.
Espigão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas, que formam um ângulo saliente, isto é, o espigão é um divisor de águas
Rincão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas, que formam um ângulo reentrante, isto é, o rincão é um captador de águas. Também conhecido como água furtada
Rufo - Peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.
Fiada - Sequência de telhas na direção de sua largura.
Peça complementar - componente cerâmico ou de qualquer outro material que permite a solução de detalhes do telhado, podendo ser usado em cumeeiras, rincões, espigões e arremates em geral.

Formas do telhado:



Uma água - Caracterizada pela definição de somente uma superfície plana com declividade, para cobrir uma pequena área edificada ou para proteger entradas ou varandas.

Duas águas - Caracterizada pela definição de duas superfícies planas, com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central denominada cumeeira ou distanciadas por uma elevação (tipo americano). O fechamento da frente e fundo é feita com oitões.

Três águas - Caracterizada como solução de cobertura de edificações de áreas triangulares, onde se definem três tacaniças unidas por linhas de espigões.

Quatro águas - Caracterizada por coberturas de edificações quadriláteros, de formas regulares ou irregulares.
Múltiplas águas Coberturas de edificações cujas plantas são determinadas por superfícies poligonais quaisquer, onde a determinação do número de águas é definida pelo processo do triângulo auxiliar.

Referências bibliográficas:

PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQ 1028 – DESENHO DE ARQUITETURA I


O basico sobre telhados
Enviado por: 
Arquivado no curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIPLI


sábado, 22 de junho de 2013

Tutorial: reaproveitando garrafas pet e CDs antigos

Quer decorar um ambiente sem gastar nada? Pra isso você só vai precisar de garrafas pet e CDs. Pra fazer é muito fácil, segue o tutorial da imagem:
Cortar as garrafas. Colar as garrafas cortadas no CD. Pintar. Plantar flores.
Essa é uma ótima ideia de decoração, além de não gastar nada e ficar com um resultado satisfatório você preserva o meio ambiente.


Tutorial luminária

Ótima ideia de decoração, você só precisa de um balão, caneta, cola e linha. Pode fazer a luminária com diversas cores e tamanhos. 
Primeiramente é preciso encher o balão e marcar com uma caneta onde vai ficar a abertura da sua luminária, depois passe a cola em todo balão. Após passar a cola vai enrolando o balão com a linha e espere secar.
Pronto, agora é só escolher um lugar para decorar!


Como decorar seu quarto pequeno











Portal Gótico


Dica


Tipos de Arco

Oi leitores, como vocês estão? Essa imagem vai ajudar muito vocês, assim como me ajudou! Ficou mais fácil entender os tipos de arcos que existem na arquitetura.



Decoração Reutilizando Materiais

A decoração sustentável com reutilização de materiais reaproveitados é ideal para quem quer inovar sem ficar preso a um único estilo de decoração. A madeira de demolição, por exemplo, traz um ar mais rústico para os espaços, principalmente quando usada dentro de casa. 
A reutilização daquilo que, em circunstâncias habituais, seria simplesmente descartado, é um dos conceitos fundamentais à sustentabilidade nas práticas cotidianas. Criar brinquedos, móveis e decoração a partir de materiais reaproveitados pode ser além de um jeito de economizar e reciclar, uma forma de terapia e cuidado ambiental. 
O que mais fascina as pessoas em decoração, ou melhor, na construção de móveis e acessórios é a forma de permitir que elas possam usufruir e ter uma interação tátil com uma peça customizada e reinventada conforme as necessidades e gostos de cada um. 
A seguir alguns exemplos de decoração sustentável reutilizando materiais:


Usando a criatividade pode-se mudar completamente um ambiente sem gastar muito obtendo um bom resultado.