segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tudo sobre Telhados


Qualquer cobertura que sirva como proteção pode ser chamada de telhado. O telhado é uma espécie de moldura que completa e até define o estilo de uma casa.

A finalidade de um telhado é a proteção da edificação da chuva, frio, calor, ventos, entre outros. Também serve como isolamento térmico e acústico e como estética.
Nas casa é comum a confecção do telhado com telhas de barro apoiadas sobre uma estrutura de madeira.
Nas fábricas é comum a confecção do telhado com telhas onduladas de fibrocimento apoiadas sobre uma estrutura metálica.

As formas de um telhado:

 

Partes de um telhado:

Água - Superfície plana inclinada de um telhado.
Beiral - Projeção do telhado para fora do alinhamento da parede.
Cumeeira - Aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas, geralmente localizada na parte mais alta do telhado.
Espigão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas, que formam um ângulo saliente, isto é, o espigão é um divisor de águas
Rincão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas, que formam um ângulo reentrante, isto é, o rincão é um captador de águas. Também conhecido como água furtada
Rufo - Peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.
Fiada - Sequência de telhas na direção de sua largura.
Peça complementar - componente cerâmico ou de qualquer outro material que permite a solução de detalhes do telhado, podendo ser usado em cumeeiras, rincões, espigões e arremates em geral.

Formas do telhado:



Uma água - Caracterizada pela definição de somente uma superfície plana com declividade, para cobrir uma pequena área edificada ou para proteger entradas ou varandas.

Duas águas - Caracterizada pela definição de duas superfícies planas, com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central denominada cumeeira ou distanciadas por uma elevação (tipo americano). O fechamento da frente e fundo é feita com oitões.

Três águas - Caracterizada como solução de cobertura de edificações de áreas triangulares, onde se definem três tacaniças unidas por linhas de espigões.

Quatro águas - Caracterizada por coberturas de edificações quadriláteros, de formas regulares ou irregulares.
Múltiplas águas Coberturas de edificações cujas plantas são determinadas por superfícies poligonais quaisquer, onde a determinação do número de águas é definida pelo processo do triângulo auxiliar.

Referências bibliográficas:

PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQ 1028 – DESENHO DE ARQUITETURA I


O basico sobre telhados
Enviado por: 
Arquivado no curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIPLI


Nenhum comentário:

Postar um comentário